Quem somos

Somos uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 12 de março de 2007, com foco no atendimento a pacientes diagnosticados com a doença de Parkinson e doenças Neurológicas e Degenerativas

De Mãos Dadas
O projeto “Mãos Dadas Superando o Parkinson” foi o primeiro a ser desenvolvido no Gruparkinson.
SAIBA MAIS
Viva Melhor
O projeto “Viva Melhor” teve início em janeiro de 2023, sendo financiado com recursos do repasse de termo de fomento a projetos sociais da Companhia Vale do Rio Doce.
Saiba Mais

Missão

Apresentar caminhos para conviver com o Parkinson sem preconceitos, buscando proporcionar melhor qualidade de vida aos usuários e apoio aos familiares e cuidadores.

hands, together, community

Visão

Ser uma instituição referência no atendimento ao Parkinsoniano, reconhecida em âmbito nacional, estadual e municipal pela qualidade dos serviços prestados.

Nossa História

Tudo começou quando o Sr. Gervásio Pierre foi diagnosticado com a doença de Parkinson aos 28 anos, diagnóstico que o deixou sem chão. Com o diagnostico confirmado após várias idas e vindas em todo tipo de profissional e não obtendo sucesso, no caso a cura, teve que aceitar a condição de parkinsoniano. E que era portador de uma doença que geralmente ocorre em pessoas mais idosas e no caso dele a DP veio antes dos 30 anos, ele era muito jovem para ter que conviver o resto da minha vida com uma patologia degenerativa e progressiva.

No primeiro momento foi assustador não tinha informações e tudo era muito restrito aos profissionais. Foi aí que teve a necessidade de saber mais, conhecer pessoas com Parkinson para colher informações que pudessem ajudá-lo a compreender e conviver melhor com a patologia. Começou então a visitar as pessoas que supostamente estavam com a DP. Após várias visitas, algumas sem sucesso, por que o Parkinsoniano se escondia e era de difícil acesso, não gostavam de falar sobre o assunto. Isto o deixou preocupado e assustado porque os parkinsonianos que visitou não estavam vivendo, estavam sobrevivendo.

Percebendo que as dificuldades com as quais os colegas estavam convivendo, e que não eram as mesmas que ele convivia e muitos não tinham a devida informação sobre a doença, conhecimento de seus direitos e estavam muito deprimidos, ficou preocupado. Com o objetivo de conhecer, aproximar os colegas parkinsonianos, para entenderem que não estão sozinhos, nesta caminhada e que juntos eram mais fortes para enfrentar o Parkinson, convidou os portadores para a primeira reunião, realizada no dia 06 de julho 2005, na Igreja São José Operário em Timóteo – MG. De acordo com que as reuniões aconteciam o grupo foi aumentando e aparecendo as necessidades que não eram poucas.

Através do encontro que teve com o Dr. Lucas Magalhães Neurologista convidou-o para ministrar uma palestra, ele se propôs a participar do GRUPARKINSON. De imediato começaram a trabalhar para colocar as medicações em dia, consultando e preenchendo os processos de aquisição dos medicamentos na GRS – Gerencia Regional de Saúde. Neste período aconteceu o 4º Congresso de Parkinson em São Paulo, promovido pela Associação Brasil Parkinson, por ocasião representaram o Estado de Minas Gerais e assumiram a realização do 6º Congresso Sobre Parkinson na cidade de Timóteo, em 2009, porém antes, realizaram o 1º Encontro de Parkinsonianos de Minas Gerais em 2007.

Diante das responsabilidades assumidas e o grande número de parkinsonianos frequentando as reuniões, fez-se necessário à formação do GRUPARKINSON. As reuniões já aconteciam toda primeira segunda feira do mês, demoraram dois anos para registrar o GRUPARKINSON. Do início até hoje foram várias realizações e conquistas, após 16 anos de reuniões o resultado é gratificante: 420 parkinsonianos já foram atendidos pelo GRUPARKINSON, sendo estes de Timóteo, e das cidades da região do vale Aço, e de várias cidades de Minas Gerais e do Brasil atendimentos realizados presencialmente ou através da mídia digital, telefone e WhatsApp, onde podemos conversar, instruir, dar dicas e conselhos aos parkinsonianos e seus familiares.

Para os atendimentos presenciais contamos com a casa de apoio onde temos uma equipe de profissionais competentes (Assistente Social, Nutricionista, fonoaudióloga, Psicóloga, Fisioterapeuta, Instrutor de Pilates). A Instituição se mantém com recursos do Termo de Parceria da Prefeitura de Timóteo, de doações feitas pelos parkinsonianos e com recursos de Termo de Fomento de Editais de Projetos para Idosos.